Mesas Pagas estão na comunidade de RPG para ficar. O debate ainda é complexo e confuso, e muitas vezes envolvem princípios e sentimentos que criamos sobre a prática de jogar RPG. Este artigo vem para trazer uma reflexão distanciada, avaliando os vários olhares que se tem sobre essa prática.
Continuar lendo
Regras Interessantes – Baralho de Aventura
Baralhos em RPGs não são nada incomuns, mas tem uns baralhos que fazem toda a diferença na mesa, esse é o caso do Baralho de aventura!
Continuar lendo
Ressignificando o 3D&T Alpha – Código de Honra (Leis de Asimov)
Na descrição da característica Força, o Manual 3D&T Alpha diz: Muitas vezes, contudo, a Força não significa exatamente força bruta - e sim o dano que você (ou suas armas) provocam. Então, é possível que um gigante truculento tenha Força 3 e uma garotinha ninja com armas muito afiadas tenha Força 4. Caso precise fazer…
Continuar lendo
Regras da Casa – Perícias em 3D&T
Uma reclamação comum do 3D&T (seja na versão Revisada, Turbo, Alpha, manual vermelho, etc.) é que o sistema supervaloriza a característica Habilidade. Ter Habilidade alta permite lançar magias poderosas, atacar e se defender bem, realizar vários ataques por rodada e ser bom em todas perícias. Para os grandes amantes do sistema, uma defesa comum é…
Continuar lendo
A Maravilha do OSR
OSRs são sistemas simples que se baseiam em RPGs clássicos dos anos 70. Apesar dessa simplicidade, possuem uma rica e longa história, a qual tenta reproduzir na sua estética e game design. Todos deveríamos um dia jogar algum OSR.
Continuar lendo
Daniel Bandeira em "Cartas na Mesa – As Famigeradas Mesas Pagas"
Mike Wevanne em "Mas Peraí… O que é Wiseguys - The Savage Guide to Organized Crime?"
Marcus Mauro em "Adaptação - Hotline Miami • Savage Worlds"
Elfowo em "Adaptação - Hotline Miami • Savage Worlds"