TinyKids – Uma conversão total de Tiny Dungeon.

Para os poucos que sabem, apesar de eu ser antropólogo e sociólogo, não estou exercendo a função. Na verdade, sou Educador Social no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS. Apesar de diferir em muitos pontos o que eu estudei para o que eu estou fazendo, ainda é um ambiente fortemente sociológico e antropológico, algo que eventualmente permitiu eu aplicar meus conhecimentos nas minhas atividades com o público. Um dos casos de quando conheci o Tiny Dungeon.

Tiny Dungeon merece uma análise aqui na Cabana do Elfo, mas a nível e entendimento Tiny Dungeon é um RPG super simples, para aventuras simples e descomprometidas. Tão simples que parece mais uma filosofia de Game Design do que essencialmente um sistema. Ele usa D6, no máximo 3 desse tipo. Condições, habilidades e o próprio mestre determinam quantos dados serão rolados, sendo que 5 ou 6 é o valor alvo para o sucesso. Por incrível que pareça, eu consegui resumir ainda mais a regra fundamental do sistema, já que ela é explicada em no máximo dois parágrafos.

E através dessa simplicidade que reside seu brilhantismo, fazendo com que pela pura criatividade seja possível criar habilidades, raças e monstros com muita facilidade. O que me levou a destrinchar Tiny Dungeon e fazer uma conversão para o RPG que estou trazendo, TinyKids.

TinyKids veio do esforço de trazer um rpg simples e usar ele para dialogar sobre temas da assistência social que afetam o público geral que utiliza do aparelho do Cras. Por isso o mote do rpg é “Um RPG Tinyd6 de Infância e Política Social”. Este rpg chegou a concorrer a um edital interno da fundação que eu trabalho, conseguindo ser selecionado e despertando curiosidade para outros profissionais do órgão. E de fato a intenção sempre foi de publicar gratuitamente este jogo, tendo a versão interna para os Cras e a versão pública que está sendo disponibilizada aqui no blog.

No seu conteúdo, além de beber de inspirações como EarthBound, Stranger Things e até Turma da Mônica, o rpg dialoga sobre questões da infância e a importância de ser criança, além das problemáticas que afetam a criança e o adolescente. As crianças lutam usando habilidades infantes, Aqui brincar é poder.

Tudo muito simples, bem explicado e tendo cuidado e sensibilidade sobre os assuntos, para que qualquer pessoa possa pegar o jogo e se divertir. Apesar de eu não recomendar, alguns grupos podem preferir não jogar utilizando temas sobre a política social, o que não é um problema, já que boa parte das mecânicas funcionam independente da temática.

TinyKid contém:

  • Um pequeno panorama do cenário de TinyKids, contendo algumas modificações nas regras.
  • Arquétipos de crianças que normalmente identificamos.
  • Traços modificados de acordo com o cenário e traços completamente novos, incluindo traços de prestígio novos.
  • Regras de veículo e de clubinho.
  • Dicas para mestre narrar para crianças, que funcionam tanto para novatos no hobby quanto novatos para esta faixa etária.
  • Mais de 20 criaturas que fazem alegorias a assuntos que circundam a vida da criança.
  • Três microcenários com sugestões de temas para abordar e ideias de como começar aventuras neles.

TinyKids é um jogo muito divertido para crianças iniciantes, além de poder ser um pequeno respiro para fugir de cenários essencialmente medievais, pode empoderar a criança e dar a ela ares de criatividade nas ações mais divertidas e engraçadas que elas pretendem fazer. Vale ressaltar que esta é a minha primeira tentativa de fazer algo completamente novo, diferente de minhas adaptações, onde tenho algo pra me basear. Portanto o feedback é mais do que bem-vindo, seja para comentar, criticar ou mesmo sugerir mais coisas.

Com a permissão da RetroPunk, forneço a vocês TinyKids!:

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