Se você já tentou entrar e cabeça no mundo dos boardgames, já deve ter notado que esse é um hobby caro muitas vezes. O preço de um jogo novo pode variar facilmente de R$ 70,00 até mais de R$ 500,00. E pra quem é da Região Norte como nós, ainda tem a questão do frete.
Pensando nisso, a Cabana do Elfo vai começar a trazer nas segundas ou terças-feiras indicações de jogos print and play, também conhecidos como print 'n play, pnp ou, traduzindo, imprima e jogue.
São jogos simples, cujos autores liberam os arquivos para download, às vezes para testar as regras de um jogo que estão desenvolvendo ou apenas porque tiveram uma ideia legal e quiseram compartilhar.
E nossa primeira indicação é Kill Doctor Lucky de James Ernest.
KILL DOCTOR LUCKY
Idade recomendada | 12 anos |
Duração | 45 minutos |
Número de jogadores | 3 a 8 jogadores (mais com as expansões) |
Equipe criativa | James Ernest |
Editora | Cheapass Games |
Ranking Ludopedia | não classificado |
Link para download | clique aqui |
Você conhece a história: um homem já de certa idade, rico, está em sua mansão, com vários parentes, empregados e velhos conhecidos para um jantar. Tudo vai bem, até que alguém encontra o anfitrião morto e de repente a trama revela que todos ali tinham seus motivos para querê-lo morto. Quem é o assassino, qual sua motivação e como ele cometeu o crime?
Parece um conhecido jogo de tabuleiro? É, parece. Mas em Kill Doctor Lucky, o objetivo é ser o assassino. Por algum motivo você quer muito vê-lo morto (sua fortuna, uma antiga traição, o jeito que ele ronca enquanto dorme... use a imaginação) e quando as luzes da mansão se apagam, todos tentarão executar seu plano de matar o velho Dr. J. Robert Lucky.
Componentes
O arquivo disponibilizado contém três arquivos para impressão que incluem:
• O tabuleiro (representando a mansão) com 32 cômodos (incluindo as escadas e corredores);
• 96 cartas;
• Manual de regras, incluindo regras variantes e dicas de estratégia.
A partida
Objetivo: Para matar o Dr. Lucky, você deve estar sozinho no cômodo com ele e fora do campo de visão dos demais jogadores (afinal, a identidade do assassino tem que ser um mistério). Isso significa que não podem haver outros jogadores no mesmo cômodo, nem em cômodos ligados ao seu através de portas.
Início da partida. Embaralhe as cartas e pegue a primeira carta com um cômodo que aparecer: este será o cômodo inicial do Dr. Lucky. Embaralhe novamente todas as cartas e entregue seis para cada jogador. Todos os jogadores começam na sala de estar ("drawing room").
Como vencer. O ganhador é quem conseguir matar o Dr. Lucky. Para isso, o jogador precisa estar a sós com a vítima, sem nenhum outro jogador à vista, e precisa de um sucesso em uma tentativa de assassinato.
Quando alguém tentar matar o Dr. Lucky, qualquer outro jogador pode descartar uma carta de falha ("failure") para impedir a tentativa de assassinato, mas ganhar um marcador de rancor ("spite token").
Ações. Existem três ações disponíveis e você pode executá-las na ordem que preferir.
• Movimento. Você pode se mover para um cômodo adjacente em qualquer direção (corredores e escadas são cômodos).
Se usar uma carta de movimento ("move card"), pode deslocar seu personagem ou o Dr. Lucky uma quantidade de cômodos menor ou igual ao indicada na carta.
Se usar uma carta de cômodo ("room card"), desloque seu personagem ou o Dr. Lucky diretamente para o cômodo indicado na carta (você pode fazer isso antes de usar seu movimento livre).
• Tentativa de assassinato. Para realizar esta ação, você precisa estar a sós com o Dr. Lucky no cômodo e fora da linha de visão dos outros jogadores.
É possível usar uma carta de arma ("weapon card") para melhorar sua tentativa de assassinato, mas não é obrigatório. Sem uma arma, seu valor de ataque é 1.
Algumas armas podem ter valores de ataque maiores em determinados cômodos.
Cada marcador de rancor adiciona +1 ao seu ataque.
Uma vez definido seu valor de ataque, os demais jogadores (a começar pelo jogador a sua esquerda) deverão gastar cartas de falha até somar uma pontuação maior ou igual ao seu ataque.
Caso o assassinato seja impedido, você ganha um marcador de rancor e todas as cartas de falha usadas são removidas da partida. Caso contrário, você vence o jogo.
• Saque. Você pode procurar no cômodo por coisas úteis para cometer o assassinato, e assim sacar uma carta do baralho.
Você não pode usar esta ação se tiver feito qualquer outra ação, exceto o movimento livre. Não é permitido sacar (procurar) em escadas e corredores.
• Fim do turno. Depois do seu turno, mova o Dr. Lucky para o cômodo seguinte (conforme a numeração dos cômodos). Se houver um jogador no cômodo, será a vez dele, caso contrário, será a vez do jogador a sua esquerda. Caso haja mais de um jogador no cômodo, será a vez do jogador mais próximo à sua esquerda.
Considerações finais
Kill Doctor Lucky é um jogo simples, como todo bom print 'n play, e chama a atenção por subverter a clássica trama do assassino misterioso na mansão.
O jogo pode ser facilmente modificado para ter tabuleiros alternativos (a sua escola, a casa do seu tio, um castelo medieval, etc.) ou novas cartas (uma espingarda, um livro pesado, uma armadilha, etc.) e talvez pudesse ter personagens com habilidades especiais (mais movimentos livres, cartas específicas na mão inicial, cômodo inicial diferente, etc.).
Uma boa opção para deixar o jogo mais divertido é cada jogador contar a razão para o seu personagem querer a morte do bom doutor antes do início da partida, além de dar um nome o mesmo.
E você? Gostou da ideia dos jogos print 'n play? E quais modificações faria no jogo pra deixar ele mais interessante? Acha que é uma opção interessante para o nosso próximo evento? Deixe seu comentário e até o jogo da semana que vem!
6 comentários!