Mas Peraí… O que é Wiseguys – The Savage Guide to Organized Crime?

AutorEric Lamoureux
SistemaSavage Worlds
CenárioWiseguys - The Savage guild to Organized Crime
PublicaçãoJust Insert Imagination
Linkhttps://odysseypub.com.br

Cenários de RPGs geralmente tendem a ser repetitivos em algum ponto. Digo, se você conhecer um cenário de fantasia medieval, pode ser que você já conheça grande parte dos elementos contidos nele, se não todos, de outros cenários. Isso se reflete a cenários de cyberpunk, steampunk e etc... Tudo bem o público gostar, mas talvez seja interessante um respiro para temáticas diferentes, e até outras formas de contar uma história.

No ano passado conheci Wiseguys – The Savage Guide to Organized Crime, e acabei descobrindo um cenário pra lá de interessante. Vou ser sincero, não sou muito fã de jogos que envolvem crime, nunca fui muito chegado a GTA, pro exemplo, mas eu gostava bastante de filme de assalto, com aquelas cenas de montagem de plano de roubo, o que é um elemento que Wiseguys parcialmente faz referência.

O cenário se passa numa Las Vegas dos anos 90, onde o principal protagonista é a Cosa Nostra, a Máfia propriamente dita. Nesse período ela se encontra numa baixa de poder e moral por conta de diversos conflitos com a lei, e agora vê na Cidade do Pecado a uma chance de se reerguer. Esse ambiente brilhante, barulhento e quase onírico é possivelmente o melhor lugar para encontrar sujeitos tão competentes quanto excêntricos para as mais variadas abordagens do crime organizado.

O que mais me chamou a atenção em Wiseguys é a robustez do que ele se propõe. Os jogadores são uma equipe de associados da máfia, com ou sem relação direta com a Cosa Nostra, a família principal da ambientação, e como equipe, cada um dos personagens exerce uma função especialmente necessária para o tipo de atividade que exercem. Podem ser do tipo do velho estereótipo do capanga brutamontes que bota pra correr qualquer vagabundo, um bandido infiltrador de casas de gente famosa, um especialista em explosivos ou até mesmo uma patinadora de Roller Derby. E todas essas ideias vem embaladas numa coleção de Vantagens e Complicações trabalhadas de forma tão particular, que boa parte delas podem ser usadas independentes da ambientação que esse cenário possui.

As complicações tem um caratér especial, apesar de muitas delas se relacionarem a ambientação, elas são bem divertidas de explorar, e algumas podem levar os jogadores a tomarem o dobro de cuidado com as atitudes que tomarem. Mas o que há de mais interessante é como usa-las para enriquecer o desenvolvimento do personagem.

Em termos de novidades de regras, Wiseguys não apresenta tantas, porém o cenário explora muitas regras que são geralmente pouco utilizadas, como Encontros Rápidos, Rede de Contatos e Tarefas Dramáticas. Esses dois últimos se tornam mecânicas chefe para a execução dos Assaltos, um dos tipos de cenas mais interessantes deste cenário. Talvez, minha única crítica é em como o autor buscou abordar as perícias. Elas passam a ter uma função especifica, mas somente baseado no arquétipo que o jogador escolheu, algo que talvez pudesse ter sido melhor resolvido com o uso da Regra de Especialização. Porém acredito que essa seja uma escolha de design para simplificar e reforçar a temática de ação contida no cenário. E sim, eu concordo que a Regra de Especialização é meio chata.

Em termos de cenário, o autor fez seu dever de casa e ganhou uma estrelinha. Apesar do cenário abordar uma máfia e uma Las Vegas meio anacrônica e fantasiosa, que também é uma escolha de design, o autor fez uma extensa pesquisa sobre a história das famílias, gangues e até as forças policiais presentes em Las Vegas, contendo também as gírias, hierarquia e a forma como cada um desses grupos operam na Cidade do Pecado.

Se você, que nem eu, é meio sem ideia de como rodar uma mesa de crime organizado, não fomos deixados na mão! O livro é completo na forma em como podem ser criadas e conduzidas as aventuras, concedendo sementes de aventuras e rumores de cada região e cada facção que os jogadores interagirem. Até mesmo os colegas que “quebram seu galho” podem se tornar sementes de aventuras. Além disso o livro ainda fornece duas aventuras iniciais bem divertidas e distintas que provam que esse cenário pode rodar qualquer maluquice que der na cabeça do mestre.

Em meio a referências de filmes e séries (que são muitas!), temos um cenário de crime excelente. Ele dialoga perfeitamente com as regras já presentes em Savage Worlds e fornece novas formas de utilizar as mesmas. Sem contar que também possui todo aquele ar de ação presente no nosso querido sistema. De quebra ainda temos uma ambientação rica de uma Las Vegas dos anos 90 cheio de chefões temperamentais e segredos, literalmente, enterrados nas casas de apostas! Wiseguys atualmente está para entrar em Financiamento Coletivo aqui no Brasil pela Editora Odyssey. Torcemos para que tenhamos em mãos mais um incrível cenário para Savage Worlds!

Para mais novidades acesse: https://odysseypub.com.br/

1 comentário.

  1. Savage Worlds Grand Theft Auto, hehehe!

Deixar um comentário: