No dia 24 de fevereiro se comemora no Brasil o Dia Nacional do RPG. A data foi instituída em 2018, em homenagem a Douglas Quintas Reis, um dos fundadores da Devir e responsável por trazer os principais sistemas de RPG para o país nos anos 1990.
Tradicionalmente nesse dia, grupos organizados de RPG realizam eventos pelo país e a Cabana do Elfo resolveu aproveitar a data para fazer o primeiro evento com foco em RPG na cidade de Castanhal. Assim, o 2º Encontro Cabana do Elfo (tiramos o "de Boardgames" do nome) foi também o Dia Nacional do RPG 2020 - Castanhal - PA.
Como a data caiu em plena segunda-feira de Carnaval, optamos por organizar o evento no sábado do dia 22 de fevereiro, desta vez no espaço da Casa de Cultura, contando com o apoio da Secretaria de Cultura da cidade e do grupo Delas RPG, um projeto de Belém que visa incluir mais mulheres no hobby.
Além da nossa tradicional sala de boardgames (que pecamos bastante na divulgação, admitimos), contamos com quatro mesas de RPG pela parte da tarde.
Em uma das mesas, pude mestrar para um grupo de crianças (Arthur, Gilberto e Sara) uma aventura de Star Wars • 3D&T Alpha, sendo a primeira experiência deles com o RPG. Da minha parte, foi uma grande satisfação (que venceu até minha fome, já que a mesa rolou das 12h às 14h) poder fazer a sessão e ver claros sinais de um futuro mestre Arthur, um Gilberto cujos futuros personagens deverão liderar missões e uma Sara que no começo só concordava com a cabeça mas que pro meio da aventura já tomava a iniciativa de dizer como queria agir, sem precisar mais de sugestões dos outros jogadores.
O Marcus Mauro mestrou uma sessão de Rastros de Cthulhu, que obviamente não terminou bem para os jogadores, mas foi notável que o grupo se divertiu muito, postando e agradecendo nas redes sociais pela oportunidade de jogar (Bárbara e Juliana, nos sempre achamos tão fofos os textos nos stories de vocês pros nossos eventos).
A Deise Glaucy trouxe uma sessão do clássico Vampiro: A Máscara, que deixou os jogadores (a maioria também jogando RPG pela primeira vez) empolgados e com planos de iniciar uma campanha via Discord com encontros presenciais nos futuros eventos da Cabana. Destaque ainda para uma conversa que tive depois com o Fábio Vinicius, que falou sobre a felicidade de poder encontrar na cidade outras pessoas que curtem RPG, depois de 3 anos tentando achar alguém para jogar.
Por fim, o Marcelo Hollanda trouxe uma mesa mais leve, ambientada no mundo de Ragnarok (sim, aquele do MMO coreano) usando o sistema Might Blade. Essa mesa eu acabei não conseguindo pegar muitos relatos, mas sempre que passava perto estava uma batalha tensa e me assustei com uma rolagem de mais de 40 pontos de dano (que eu não sei se é muito ou pouco para o sistema).
Pra encerrar o evento com chave de ouro, sorteamos um exemplar do Savage Worlds 2ª Edição, que acabou ficando pra Deise, que já havia citado ter um grande interesse em se aprofundar no cenário. Sua alegria com o resultado do sorteio foi bem evidente. Bem, agora é só esperar o livro chegar pra começar a preparar novas aventuras.
Como das vezes anteriores, tivemos muitos elogios e retorno positivo do público, mas eu especialmente fiquei muito feliz de poder levar a tantos jovens a experiência de jogarem RPG pela primeira vez, e receber toda a gratidão dessas pessoas pela oportunidade que a Cabana as deu de rolarem iniciativa.
Agora que o evento de fevereiro acabou, e o Carnaval passou, é hora de começar a trabalhar pra março e suas novidades.
Muito obrigado a todos e nos vemos em breve.
P.S.: a Stella "Heres", o Marcus e a Pâmela mandaram um pequeno texto sobre a experiência deles no evento.
Nosso segundo evento do ano e a sensação de estar fazendo a coisa certa tomou conta de mim mais uma vez. O foco do evento era o RPG e o sucesso foi total. Mesas cheias que iam de crianças super atentas ao que o mestre Yuji falava, até os marmanjos que, preocupados com os membros que lhes faltavam, observavam atentos tudo o que era mestrado pelo Marcus.
Recebemos desta vez a coordenadora do RPG Delas, Deise Glaucy, grupo muito bacana criado com o intuito de acolher mais as mulheres no mundo dos role playing games.
Tivemos também, claro, o nosso ambiente de boardgames que dessa vez foi mais tranquilo mas não menos produtivo pois nós, monitores da sala, aprendemos jogos novos além de ensinarmos os nossos queridinhos. Que belo evento! Que venham os próximos e que vocês venham juntos, porque tudo isso é para e por vocês.
Pâmela Melo
No dia 22 de fevereiro tivemos nosso segundo evento da Cabana do Elfo. Dessa vez foi em celebração ao dia nacional do RPG e a Secult foi o novo local que utilizamos para realizar o evento. Oficialmente começamos as 10h, no entanto as pessoas só começaram a aparecer depois das 12h. A decoração ficou bem legal: Os bardgames tiveram uma sala exclusiva, com uma cortina de tijolo enquanto que a sala de RPG, que ficava no hall da Secult, tinha estantes o qual eu e o Yuji “meio-elfo” apresentávamos nossas coleções de jogos de RPG.
Tivemos nossa sala de RPG cheia, contando com os jogadores que se inscreveram para os respectivos jogos. Para nossa surpresa, o Leandro teve um grupinho de RPG só com crianças, que pelo meu olhar pareciam bem empolgadas e participativas. Eu narrei Rastros de Cthulhu para um grupo que até então não teve nenhum contato com RPG, o que me deixou um tanto receoso, tanto pelo teor da aventura quanto pelo sistema, que geralmente é apresentado para jogadores um pouco mais veteranos. Ainda assim eles adoraram a aventura, ficaram tensos, tiveram escolhas difíceis e consequências dolorosas.
O mais gratificante resultado deste evento foi ver os jogadores postando os acontecimentos no Instagram, e até alguns procurando a mim e ao Leandro para pedir conselhos para serem mestres, e olha que eu nem me considero lá essas coisas!
Marcus Mauro
A cabana do Elfo surgiu a pouco tempo, como promovedor de eventos, mas a alegria desse ultimo evento em comemoração ao Dia Nacional do RPG foi especialmente gratificante... Como eu também passei muito tempo conhecendo o RPG só de ouvir falar, ainda lembro a sensação de juntar um grupo pela primeira vez, e experimentar o hobby com tamanha avidez. Foi exatamente isso que pude ver no nosso 2º Encontro Cabana do Elfo.
Havia pensado que teríamos mais veteranos nesse evento, já que o RPG é um hobby muito específico, porém me surpreendi muito em perceber que a maioria jogava pela primeira vez. Havia uma mesa de crianças em especial que estavam muito felizes com sua primeira experiência, e já foi possível ver um futuro mestre no meio deles. Aquela cena em particular me lembrou muito as crianças jogando em Stranger Things (tirando a parte do Mundo Invertido, claro rsrsrs). Também foi de grande alegria observar a participação de pais e até uma avô no evento, aos poucos vamos quebrando os mitos que se tem com o RPG.
As mensagens positivas que recebemos no fim fazem tudo valer a pena, os risos e comentários nas mesas. Para mim, espero com esse projeto, poder criar esse ambiente acolhedor e abranger cada vez mais a cultura geek em geral. Mostrar para aquela pessoa em sua casa que ela não está sozinha.
Agradeço a presença de todos, e espero que possamos proporcionar mais experiencias positivas para o público.
Stella "Heres" Lima
Daniel Bandeira em "Cartas na Mesa – As Famigeradas Mesas Pagas"
Mike Wevanne em "Mas Peraí… O que é Wiseguys - The Savage Guide to Organized Crime?"
Marcus Mauro em "Adaptação - Hotline Miami • Savage Worlds"
Elfowo em "Adaptação - Hotline Miami • Savage Worlds"