Apresentando… Hanabi

HANABI

Idade recomendada14 anos
Duração30 minutos
Número de jogadores2 a 5 jogadores
Dificuldade2 / 5
Clareza do Manual5 / 5
Equipe criativaAntoine Bauza, Geráld Guerlais
EditoraPaperGames
Ranking Ludopedia462º lugar (Nota 7,6)

- E agora? O show está para começar? Como raios misturamos tudo isso?

- Isso não importa agora... Cuide, me traga essas pólvoras verdes... Eu disse “verdes” e não vermelhas!

- Cuidado com os fogos multicoloridos, eles são raros!

Em meio à correria e ao pânico dos pirotécnicos, os fogos de artifício vão sendo reorganizados e o espetáculo – antes fadado ao desastre total – parece trazer uma luz brilhante no céu escuro.

Hanabi é um jogo cooperativo no qual os jogadores interpretam pirotécnicos que durante um momento de distração fazem a maior bagunça na caixa de fogos de artifício, misturando as pólvoras, pavios e as estrelas de diferentes tipos e cores, e agora, prestes a iniciar o show de fogos, precisam impedir que o espetáculo seja um completo fiasco. A diversão fica por conta da falta de conhecimento que o jogador tem sobre as cartas contidas em sua mão, pois em Hanabi, os jogadores não podem olhar as próprias cartas, segurando-as viradas aos demais pirotécnicos da mesa. O objetivo dos jogadores consiste em montar fogos de artifício agrupados em cores iguais e seguindo a ordem numérica crescente, sem intervalos (cada fogo deve ser constituído por 5 cartas de uma mesma cor e numeradas de 1 a 5). Para isso contarão com três ações possíveis durante seu turno, podendo escolher uma, e apenas uma por vez (lembrando que não é permitido passar a vez).

É importante lembrar que são 5 cores possíveis (6, caso jogue com as cartas multicoloridas) e que há uma quantidade limitada de cada valor por cor, sendo:

- 3 cartas de valor 1;

- 2 cartas de valor 2;

- 2 cartas de valor 3;

- 2 cartas de valor 4;

- E apenas 1 carta de valor 5;

- As cartas multicoloridas só possuem 1 carta de cada valor.

As cores possíveis são: Amarelo, Azul, Branco, Verde, Vermelho e as Multicoloridas (que basicamente seriam uma sexta cor, porém quando der dicas elas podem se encaixar em qualquer cor, elevando o nível de dificuldade do jogo).

As ações possíveis são:

  • Dar uma informação;

Usando uma carta de dica da pilha disponível e colocando-a no descarte próprio, o jogador pode dar uma informação sobre as cartas presentes na mão de outro jogador. Tal informação deve ser precisa e completa, podendo ser sobre uma única cor ou um único valor. Informações só podem ser dadas, enquanto houver cartas de dicas disponíveis na pilha.

Dica da Cabana: Não desperdice dicas, utilize-as de maneira sábia e evitando – sempre que possível – ambiguidades.

  • Descartar uma carta;

Ao escolher esta ação, o jogador pega uma das cartas de sua mão e a descarta, virada para cima. E então retorna uma carta de dica do descarte para a pilha de dicas disponíveis. Após o descarte, ele pega uma nova carta do baralho, sem olhá-la, e leva a sua mão. Se não houver cartas de dicas na pilha de descarte, essa ação não pode ser executada.

Dica da Cabana: Ao descartar uma carta, opte por descartar cartas sem nenhuma dica ou com dicas seguras quanto ao descarte.

  • Jogar uma carta;

Esta ação permite escolher uma carta de sua mão e colocá-la, aberta, a sua frente. Após a escolha, duas situações são possíveis.

- A carta começa, continua ou completa um fogo de artifício;

- A carta não se encaixa em nenhuma das situações acima; nesse caso, a mesma é descartada e uma carta de penalidade é colocada no centro da mesa.

Em ambas as situações, o jogador pega uma nova carta do baralho, sem olhá-la, e leva a sua mão (colocando-a sempre á esquerda).

Para que seu show de fogos seja um espetáculo, só pode haver um único fogo de artifício de cada cor, respeitando a disposição crescente dos números (sem intervalos) e a quantidade de uma única carta de cada valor por conjunto de cor. Ao completar um fogo de artifício, ou seja, colocar a carta de valor 5, uma dica da pilha de descarte é recolocada na pilha de dicas. Se não houver dicas no descarte, o bônus é ignorado. 

Uma partida de Hanabi possui três maneiras diferentes de se encerrar.

- Se a terceira carta de penalidade for colocada no centro da mesa. A partida encerra imediatamente e os jogadores perdem;

- Caso os jogadores consigam completar os 5 ou 6 fogos de artifício antes de esgotarem as cartas do baralho. A partida encerra imediatamente, com os pirotécnicos executando um espetáculo lendário, obtendo pontuação máxima de 25 ou 30 pontos (variação com fogos multicoloridos);

- Ao ser escolhida a última carta do baralho. Nesse caso, cada jogador ainda possui uma ação, inclusive aquele que pegou a última carta do barulho. Após todos executarem suas ações, a pontuação é verificada e os jogadores saberão se merecem vaias da plateia ou se todos ficarão atônitos com tamanho espetáculo vislumbrado no céu.

Dicas da Cabana: Ao receber uma informação, reorganize sua mão, de modo a não esquecer as preciosas dicas recebidas dos colegas pirotécnicos (pode erguer mais a carta, deixando-a mais evidente). Consulte, sempre que necessário, a pilha de descartes de fogos, e identifique claramente um fogo de artifício que não poderá ser completado, pois as cartas daquela cor ainda poderão ser descartadas para realocar cartas de dicas.

E aí, acredita que está preparado para dar dicas valiosas e ver seus companheiros desconsiderar todas? Julga que será capaz de resistir à tentação de fazer um comentário ou tentar influenciar o jogador a sua frente? É quase certo que você talvez queime os dedos e até a língua, mas seguramente vai aproveitar toda a diversão oferecida por Hanabi juntamente com seus companheiros pirotécnicos.

Dica da Cabana: É interessante, antes do início da partida, definir claramente quão à risca as regras sobre a comunicação entre os jogadores serão seguidas.

Seja o primeiro a comentar!

Deixar um comentário: