Apresentando… Eldritch Horror

ELDRITCH HORROR

Idade recomendada14 anos
Duração240 minutos
Número de jogadores1 a 8 jogadores
Equipe criativaCorey Konieczka e Nikki Valens
EditoraGalápagos Jogos
Ranking Ludopedia47º lugar (nota 8,5)

Mark Harrigan continua parado observando a cena diante de seus olhos: centenas de abissais emergem da água, escalando as pedras verdes. Ele se esconde como pode e observa o sacerdote realizar um ritual. Ele sabe que precisa fazer algo antes que seja tarde. Mark dá um passo para o lado tentando alcançar o artefato ainda caído perto de si, quando um movimento errado e um barulho... Um coaxar alto revela que ele foi visto por um dos abissais. As criaturas pisciformes monstruosas se voltam para o local onde ele se encontra, a última coisa que Mark vê são os abissais pulando de todos os lados em sua direção.

Eldritch Horror é um jogo cooperativo de horror baseado nos contos de H. P. Lovecraft. O jogo é ambientado na década de 1920, onde neste cenário os jogadores assumem o papel de investigadores correndo contra o tempo para impedir que um Ancião chegue à Terra e destrua tudo.

Os investigadores em geral são pessoas iniciadas no mundo do sobrenatural e vão tentando evitar essa catástrofe coletando pistas, adquirindo recursos, impedindo rituais macabros dos cultistas, lutando contra monstros e, quando possível, fechando portais abertos para outros mundos.

O boardgame lembra um pouco as mecânicas de RPG, pois cada investigador tem fichas pessoais com características próprias contendo uma breve história, recursos inicias, pontos de vida e sanidade (sim, pois podemos enlouquecer diante do horror dos monstros), habilidades/ações especiais e proficiências que podem ser aperfeiçoadas (conhecimento, influência, observação, força e determinação). Para superar os desafios os jogadores devem fazer testes de proficiências obtendo um sucesso nos dados (5 ou 6 – se você está amaldiçoado o sucesso é apenas com o 6).

Dica da cabana: Não se esqueça de utilizar as habilidades/ações especiais dos investigadores, elas dão uma grande vantagem.

O jogo tem diversos componentes, principalmente baralhos variados, que as vezes mudam de acordo com o Ancião da partida. Cartas para encontros, expedição, feitiços, condições ou artefatos mágicos... Como fica subentendido, o setup do jogo pode ser demorado e complicado inicialmente.

Como falado, o objetivo é impedir que o Ancião desperte e venha para o mundo, os jogadores fazem isso solucionando 3 mistérios relacionados ao Ancião da partida, antes que o tempo acabe com o marcador de perdição chegando a zero... E acredite, isso acontece mais rápido do que pensa.

Eldritch Horror oferece 4 Anciões com seus nomes praticamente impronunciáveis: Cthulhu, Shub-Niggurath, Yog-Sothoth e Azathoth. Cada um deles com seu nível de dificuldade próprio. Você, fã de Lovecraft, vai gostar do desafio de impedir a vinda deles.

O jogo transcorre em 3 fases: A Fase de Ação é basicamente para os jogadores andarem pelo mapa, descansarem e se prepararem para os encontros e desafios da fase seguinte. A Fase de Encontros, o jogador deve em geral resolver situações peculiares onde está, em alguns casos essa fase se resume a dar uns pontapés em monstros (comuns ou épicos) ou acabar enlouquecendo ou sendo morto por eles. E por fim, a Fase do Mito, onde deve ser resolvido os efeitos catastróficos da carta do mito, que geralmente coloca mais monstros no tabuleiro, abre portais, faz aparecer mais pista ou acaba afetando outros jogadores, principalmente o investigador-chefe da rodada.

Sua melhor chance de vencer o tabuleiro é com muito trabalho em equipe, melhorando proficiências e adquirindo recursos. O boardgame dá algumas formas de adquirir novos recursos, você pode testar sua influência para adquiri-los (o personagem Político tem uma grande vantagem aqui), ou pode adquirir dívidas para poder comprar esses recursos. As dívidas obviamente trazem consequências se você as mantiver por muito tempo.

Dica da cabana: Não tenha medo de fazer dívidas para coletar recursos, você pode tentar se livrar delas depois... Você vai precisar desses recursos!

Para se dar bem aqui, os jogadores vão precisar de muita paciência e estratégia, Eldritch Horror é um jogo demorado e difícil, podendo a maioria das vezes todos acabarem loucos ou mortos (nós demorados um bom tempo para vencer o primeiro Ancião, Azathoth, mas ainda assim foi muita alegria na primeira vitória), mas a diversão é certa. Acontece de tudo um pouco, o cenário é imersivo e você pode ter que tomar decisões difíceis durante a partida, até sacrificar outro jogador pelo bem coletivo (qual habilidade pode ser descartada nesse momento diante da catástrofe mundial?).

E ai? Está pronto para tentar encarar esses terrores antigos? Talvez você termine louco, mas e daí se você puder salvar o mundo?

3 comentários!

  1. Mike Wevanne
    Outro dia vi um episódio de "Tabletop" do canal Geek & Sundry com esse jogo, bem legal.
    • Heres
      Mike, esse jogo é muito desafiador de fato, vc termina e fica com gostinho de quero mais... por mais que morramos no final. No próximo evento da cabana, experimenta jogar :)
      • Mike Wevanne
        Tenho jogado a adaptação do jogo de tabuleiro "Elder Signs" para Android, jogo difícil da peste, pense! Hahaha!

Deixar um comentário: