Mas peraí… O que é Shadow of the Demon Lord?

Na postagem anterior, colocamos uma narrativa da nossa última sessão de RPG, no sistema/cenário de Shadow of the Demon Lord, em que Solomon Ohmn (personagem bardo do Yuji "Meio-elfo") contava a missão do seu ponto de vista e memórias.

Mas, talvez, você não conheça que mundo e que sistema é esse. Então, pedimos ao mestre da campanha, Marcus Mauro para apresentar esse excelente RPG de dark fantasy.


SHADOW OF THE DEMON LORD

AutorRobert J. Schwalb
SistemaShadow of the Demon Lord
CenárioShadow of the Demon Lord (o Império, no mundo de Urth)
PublicaçãoEditora Pensamento Coletivo
Linkhttp://www.pensamentocoletivo.com.br/role-playing-games/shadow-of-the-demon-lord/

Em tempos de Dungeons & Dragons 5ª Ed., Pathfinder e Old Dragon, jogos com temáticas medievais com aventuras épicas, ainda surge um pequeno espaço que tem se expandido para o RPG de fantasia sombria (ou dark fantasy). Esse é o caso de Shadow of the Demon Lord (SotDL), criação de Robert J.  Schwalb, escritor de campanhas e suplementos para D&D 5E e o universo Warhammer.

Com um nome que mais parece saído de uma campanha assustadora de algum cenário sombrio medieval, Shadow of the Demon Lord apresenta o suprassumo de uma fantasia sombria: um mundo à beira da destruição, escolhas difíceis e consequências impactantes. Personagens de moral ambígua, horror, insanidade e o grotesco andam juntos neste cenário.

Diferente dos cenários comuns de fantasia, SotDL se passa num período entre a Idade Média e alguma revolução industrial, portanto, trens, dirigíveis, armas de fogo e até construtos estão presentes neste mundo.

O cenário se passa majoritariamente no Império, uma grande região do planeta Urth, que desde sua origem possui uma corrupção que cada vez mais o consome: uma guerra entre os trolls contra os elfos e os primeiros povos humanos; a ascensão de uma raça humana sombria e sedenta de poder; o surgimento de uma raça híbrida de homens-fera como emissários do caos; e, atualmente, a queda do Império contra o levante dos orcs escravizados. Tudo isso faz Urth ser um planeta apetitoso para o Lorde Demônio, aquele que dá nome para este RPG.

O Lorde Demônio é um ser sem uma definição correta, as vezes só é possível interpretá-lo pelos cultos insanos que desejam a sua vinda. Ao que se sabe pelos teóricos do cenário, ele é uma força amorfa devoradora de mundos que reside no Vácuo, uma além-realidade cheia de fragmentos de vários mundos e outras coisas além do entendimento euclidiano. Sua força é tamanha que só a sombra dele já influencia diretamente nos mundos. Ele é atraído pela corrupção, e quanto mais ele se atrai por ela, mais ele incentiva aquele mundo a ser consumido por ela.

Corrupção é uma palavra muito presente neste cenário, e influencia diretamente nos personagens dos jogadores, seja na sua aparência, como também no comportamento do mundo sobre ele. Personagens com alta corrupção podem adquirir marcas da escuridão, uma identidade única que os destacam como indivíduos que experimentaram a maldade, seja por opção ou não. Podendo ter chifres, olhos vermelhos ou mesmo consequências piores, como a perda de órgãos.

De fato, SotDL não é um cenário para todo mundo, além da temática pesada, influenciando diretamente nos personagens, os jogadores devem usar da engenhosidade para lidar com as dificuldades do cenário, afinal, grande parte dos monstros são bem mais fortes e mesmo o monstro mais fraco do livro pode dar dor de cabeça para os personagens. Apesar disso, o sistema usa uma variante do Sistema d20 que é elegante e simples, podendo ser atraente tanto para jogadores preguiçosos, quanto para jogadores “powerplay” na criação de sua ficha, com uma criação enxuta e intuitiva. Somente dependendo de 1d20 e 3d6 para maior parte da realização dos testes.

Talvez os únicos problemas sejam referentes aos usos diários de magias, que ainda tende a possuir os mesmos vícios do Sistema d20, só que com menos magias para os jogadores precisarem lembrar, e o outro estaria de fato na necessidade de os jogadores planejarem combos entre seus personagens para poder confrontar os inimigos de forma devidamente equilibrada. No entanto, são pequenos detalhes que não atrapalham o fluxo narrativo.

SotDL é um RPG de Fantasia Sombria cheio de referências a jogos e cultura pop.  Atualmente está sendo jogado na Cabana do Elfo, narrado pelo mestre Marcus Mauro durante alguns fins de semana noturnos, para criar a devida tensão do cenário. Após as sessões eventualmente serão reportadas as aventuras pela perspectiva dos protagonistas, sobre o mundo e as ações que fizeram para que Urth resista ao Lorde Demônio ou pereça sendo mais um planeta devorado por ele.

Seja o primeiro a comentar!

Deixar um comentário: